Jesus é a Videira verdadeira

“Eu sou a Videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.” (João 15:5,6)


Esses dois versículos nos falam de como o ser humano pode agradar a Deus. Eles resumem, de certa forma, toda a verdade do Evangelho. Inicialmente eles revelam a incapacidade do homem em agradar a Deus – “dar fruto” e o que é necessário que aconteça para que ele possa ser aceito perante Deus.

No princípio Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, “homem e mulher os criou”(Gên.1:27). Criou-os para o seu próprio prazer e para o louvor da Sua glória. Havia perfeita comunhão entre Deus e o homem. O homem era útil nas mãos de Deus, pois produzia frutos de obediência e serviço. Tendo contudo a liberdade de escolha, o homem escolheu o caminho da desobediência, perdendo assim o privilégio de desfrutar da presença e aprovação de Deus em todos os seus caminhos – “em seus caminhos há destruição e miséria”(Rom.3:16). Caiu em pecado, e pelo pecado veio a morte (Rom.6:23).

Estando nesta condição de pecadores, o homem não pode agradar a Deus. É como uma vara longe da videira. Por ser um pecador, o homem está longe de Deus – “Todos pecaram e desituídos estão da glória de Deus” (Rom.3:23). Necessita então ser reconciliado com Deus para poder novamente dar fruto. Mas em seu estado natural, está a caminho da perdição eterna – “…larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”(Mat.7:13). Essa verdade está ilustrada no versículo de hoje, quando diz que uma vara não estando na videira, será lançada no fogo – “… e todo aquele que não estiver escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo”(Apoc.20:15). É a condenação eterna!

Esta videira é o Senhor e Salvador Jesus Cristo!

O Senhor Jesus é o Único que pode dar ao homem a reconciliação com Deus – “…nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.”(Rom.5:11) É o Único que pode dar vida e vida eterna a quem está morto em seus pecados – “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância (eterna).”(Jo.10:10) “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.”(At.4:12) O pecador não pode ser salvo se não estiver no Senhor Jesus Cristo.

Mas o que significa estar nEle? Significa confiar nEle como Salvador, arrependido dos pecados. É crer na obra que Ele realizou, quando deu a sua vida numa cruz, unicamente por causa dos nossos pecados – “Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades,…, o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos.”(Isa.53:5,6).

Caro amigo(a), para que você pudesse ir para o céu foi necessário o Senhor Jesus vir a esse mundo e morrer naquela dolorosa cruz para pagar o preço dos seus pecados. Assim primeiramente você precisa reconhecer que é um pecador, arrepender-se por ser um pecador e crer no Senhor Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal – “…é necessário que o Filho do homem seja levantado (pendurado na cruz), para que todo aquele que nEle crê, não morra, mas tenha a vida eterna.”(Jo.3:15). Sem Ele, não há possibilidade de escapar das mãos de Deus. Essas mãos tão encarecidamente querem acolhê-lo como filho resgatado – “Eis que a mão do Senhor não está encolhida para não poder salvar”(Isa.59:1) – mas caso contrário executarão a Justiça divina sobre os incrédulos – “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”(Heb.10:31).

Você só pode ser salvo pelo que Cristo Jesus fez na cruz. Jamais o mérito será seu, ou seja, não é pelo que você faz ou deixa de fazer. Veja no versículo de hoje quando Cristo disse: “sem mim nada podeis fazer”“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.”(Efé.2:8,9). Crendo nEle como o seu Salvador, você será comparado(a) à vara que está na videira: poderá agradar a Deus pelos frutos de obediência, e jamais ser condenado(a) porque “Nenhuma condenação há mais para os que estão em Cristo Jesus.”(Rom.8:1). Confie no Senhor Jesus como Salvador HOJE e goze de uma vida eterna com Deus. Ele quer te salvar HOJE.

“Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração.”(Heb.4:15)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.