“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem.” (Mat.7:13,14)

Não nos resta dúvida que está implícito nestes versículos a verdade que diz que sempre o caminho certo é o mais difícil. Mas o Senhor Jesus não está tratando aqui meramente de ações certas e erradas, mas como Ele mesmo mencionou, Ele quer nos falar de condenação e salvação.

Duas são as portas e dois são os caminhos. Está claro com isso que dois são os destinos do homem: ou um lugar na presença de Deus eternamente, ou uma eternidade em tormentos eternos. Não há, como muitos pensam, um lugar intermediário ou uma situação mediana em que o ser humano possa estar, de onde fica longe da sua situação de pecador perdido. O Senhor Jesus está falando ao seu coração e quer te convencer de que a sua situação ou é de salvação ou de condenação.

Inicialmente, todos estão andando pelo caminho espaçoso que conduz à perdição. Disse Davi: “em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”(Sal.51:5) Assim, todos nós nascemos pecadores, e com respeito a isso diz a Palavra de Deus: “As vossas iniquidades fazem separação entre vós e Deus”(Isa.59:2) Diz mais: “O salário do pecado é a morte.” (Rm.6:23) Estes versículos deixam bem claro que a situação natural do ser humano é de pecador, e por isso está separado de Deus e morto espiritualmente. É uma situação que independe do que o pecador faça ou deixe de fazer. É por esse motivo que a porta que conduz à perdição é larga, e seu caminho espaçoso. É uma posição fácil, uma posição já natural.

O coração humano exige bastante espaço para que sejam satisfeitos seus desejos. E desta maneira multidões estão caminhando cegamente, e a passos largos, em direção à perdição eterna. Estão seguindo “o curso deste mundo…”(Ef.2:2) Mas Deus, por amor, providenciou uma “Porta”, uma porta estreita, através da qual qualquer que passar terá vida eterna.

A porta da salvação é estreita porque ela não permite que o pecador passe sem que antes tenha reconhecido seus pecados e tenha se arrependido. Deve haver arrependimento, pois “se não se arrependerdes, todos de igual modo morrereis” disse o Senhor Jesus. Deve haver renúncia de sua vã maneira de viver, como também disse o Senhor: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo…”. É apertado o caminho que leva a vida pois o caminho de Deus é santo e somente os santificados podem trilhar por esta vereda.

Você já entrou por esta porta estreita? Porque persiste em viver uma vida indiferente quanto ao destino de sua alma? Deus te ama muito e que te dar vida eterna. Ele não o obriga dizendo: “Entre”, mas faz um convite amoroso e cheio de compaixão: “Entrai”. E além do mais lhe mostra tão encarecidamente o porquê você precisa entrar pela porta estreita. É porque se você por ela não entrar, continuará a caminho da perdição. Para estar perdido, não é necessário fazer nada. Todos são pecadores e já estão perdidos por natureza.

Todos nós estamos a caminho da eternidade. Resta saber por qual porta estamos passando, ou em qual caminho estamos trilhando. Maravilhoso é saber que há uma Porta, há um Caminho para a vida eterna com Deus. Preste atenção ao que disse o Senhor Jesus Cristo:

“Eu sou a Porta; se alguém entrar por mim salvar-se-á” (Jo.10:9)

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo.14:6)

Em meio a tanta escuridão e tanto engano, há uma Porta aberta, prova da bondade do Senhor que não quer que ninguém se perca, senão que todos sejam salvos. E para que isso fosse possível, o Senhor Jesus foi morto na cruz do Gólgota para pagar o preço de nossa culpa perante Deus. Hoje, aqueles que estão a caminho da perdição podem se voltar para essa estreita porta e entrar por ela.

“Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc.1:8)

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”(At.16:31)

É assim que se entra pela Porta. É confiar no Senhor Jesus como Salvador, arrependido dos pecados. Não há outro caminho, não há outra porta, não há outro Salvador.

“Em nenhum outro há salvação; porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” (At.4:12)

Um comentário

  1. Deus realmente nos coloca 2 caminhos: o da vida e o da morte. Curioso é q muitos entram pelo caminho de morte! “eis que ponho diante de ti, duas opções: a vida e a morte… escolhe, pois a vida!” (Dt 30.15,19b)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.