“E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gn.3:9)

Esta pergunta feita a Adão deve soar ao coração de cada um de nós, sempre. É uma pergunta amorosa feita pelo Senhor Deus ao homem, não pelo fato dEle não saber a resposta, mas tão somente porque Ele quer nos ouvir. Deus bem sabia onde estava Adão naquela ocasião, em que entrou o pecado no mundo, mas queria ouvir da sua própria boca onde ele se encontrava.
Deus está te perguntando: ONDE ESTÁS? Talvez você responda que está em sua casa, ou no trabalho, ou na escola, mas certamente que Deus não está querendo saber a sua localização física. Ele quer que respondamos a Ele onde nós nos encontramos espiritualmente! E quer uma resposta sincera.

Esta pergunta surgiu num contexto muito conhecido das Escrituras Sagradas. Para muitos essa história não passa de uma alegoria, ou uma lenda: a história da criação. A própria Bíblia, que é a Palavra de Deus, confirma a veracidade da criação. Depois de haver feito os céus e a terra, formou o homem do pó da terra, à Sua imagem e à Sua semelhança (Gn.1). Mas não é o nosso intuito falarmos deste assunto. Caso queira mais algum esclarecimento acerca deste ato divino, nos escreva. O nosso desejo é falarmos sobre o desejo do Senhor em estar em comunhão conosco e nos ouvir.

Adão e Eva perderam aquela singela comunhão com Deus, por causa do pecado. Haviam, conscientemente, desobedecido ao Senhor e caíram em pecado. E cumpriu-se neles o que Deus havia falado: “…no dia em que dela comerdes, certamente morrereis.” (Gn.2:17) Adão e Eva continuaram vivos fisicamente, mas para Deus morreram espiritualmente. E hoje Deus não vê diferente o homem, porque os vê “mortos em ofensas e pecados.” (Ef.2:1) E com o pecado, veio a vergonha. Para Adão e Eva o esterem nus, não havia problema pelo fato de não haver maldade no coração deles. Depois de pecarem, “foram abertos seus olhos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” (Gn.3:7) Eles estavam cientes do mal que haviam feito para si mesmos e principalmente para o Criador. E desde então o pecado existe no coração humano, separando-o assim de Deus.

Mas Deus vem em busca do homem, desejando salvá-lo e reconciliá-lo consigo mesmo. Foi o que o Senhor fez com Adão. Ao se esconderem, Deus pergunta: “Onde estás?” Obviamente Deus sabia onde eles estavam, mas queria ouvir da boca de Adão e Eva uma verdadeira confissão. E foi o que eles fizeram. Adão disse: “Eu comi” (vs.12) Eva também confessou: “eu comi.” (vs.13) E assim o Senhor pôde perdoá-los, dando-lhes novamente a vida que haviam perdido. O Senhor também, através dessa simples mensagem, está lhe buscando e perguntando: “Onde estás?”

Você está longe de Deus por causa do teu pecado e Ele quer de você um verdadeiro e sincero arrependimento, confessando perante Ele onde realmente você está. Reconheça que está longe dEle por causa do pecado e aceite o Seu plano de amor. Ao crer nAquele que morreu para nos dar a salvação, a saber no Senhor Jesus, você recebe da parte de Deus a vida eterna, perdida no Éden. Disse o Senhor Jesus:  Todo aquele que cre em mim, tem a vida eterna.” (Jo.6:40)

Muitos hoje já têm respondido ao Senhor: “Senhor, outrora estava longe de Ti, morto em meus pecados, mas hoje, pela Sua infinita graça e amor e nos méritos do Teu Amado Filho, estou na Tua presença salvo para sempre, porque fui lavado pelo sangue do Senhor Jesus, quando morreu naquela cruz.”

Seja sincero diante dAquele que sabe todas as coisas, e diante de Quem nada está oculto: busque a salvação de Deus, arrependendo-se e confiando no Salvador Jesus.

Deus quer ouvir de você: “Onde estás?” Diante de todas estas considerações, que resposta você dará a Deus?

OBS.: Leia também outra mensagem sobre quando o pecado entrou no mundo, clicando aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.