out 31 2010

Todos mesmo?


“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”(Romanos 3:23)

A Bíblia conta a história de um homem de nome Cornélio, e ela faz um destaque sobre como o caráter deste homem era conhecido por todo um país, como era o seu procedimento e como as pessoas o viam.
“Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.”(vs.2)
“…varão justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus,…”(vs.22)

Ao analisarmos minuciosamente este homem com os nossos olhos naturais, como o mundo vê, diremos o seguinte: “Mas como era bom esse homem Cornélio! Que dedicação, que cuidado, que religiosidade para com Deus! Não resta dúvida: ele vai para o céu.”

Você pode nesse momento estar pensando que o nome dele poderia ser outro, talvez o seu. Pois seus procedimentos e sua vida digna também podiam servir de referencia a outros. De fato tudo isso é muito bom. Como ficamos felizes em ver pessoas  que são trabalhadoras, que se comovem com a pobreza dos outros e repartem o que tem com os pobres.
Como nos alegra ver um bom esposo sendo fiel a sua esposa e sua família. Quem não aprecia ver um filho obediente e respeitoso aos seus pais? Não há duvida caro amigo que isso tudo é muito bom. Mas vamos olhar um pouco mais a vida deste homem de nome Cornélio.

“Cornélio… manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele te dirá o que deves fazer.” Pedro disse a Cornélio: “A este (Jesus) dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.“(Atos 10:3,5,6,43).

Ao analisarmos o contexto da história de Cornélio, percebemos que apesar de todas as suas qualidades e boas ações, ele ainda não pertencia a Deus. Ainda que praticando tudo CORRETAMENTE, Cornélio era mais um homem que necessitava da salvação de Deus, isto é o que a Bíblia nos informa.
E Deus ouviu as orações dele, atendendo a sua busca sincera, confirmando o que disse o Senhor Jesus: “…buscai e encontrareis…”(Mt.7:7). E a maneira que o Senhor fez isso foi conduzindo-o a um dos seus discípulos, chamado Simão Pedro. Pedro diria o que Cornélio deveria fazer.
Mas espera um pouco aí!  Olhando a vida desse homem, dizemos : “O que mais este homem precisa fazer? É certo que ele vai para o céu!”

Atente ao que Deus disse que Cornélio deveria fazer: “ir procurar a Pedro para ouvir a Sua Palavra”.

Vamos considerar uma coisa agora: Por qual razão Cornélio deveria procurar Pedro para ouvir o Evangelho, se ele era uma pessoa tão boa? Lembra da afirmação acima? TODOS? Vamos continuar mais um pouco.
A mensagem que Pedro trouxe aos ouvidos de Cornélio, juntamente com seus familiares e amigos, foi a mensagem de Deus, o Evangelho da salvação. Pedro anunciou a salvação eterna em Jesus Cristo, dizendo: que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.”(vs.43). Apesar de tudo o que Cornélio fazia, nada lhe aproveitou para a salvação, como muitos, em todas as épocas, vêm se enganando.

Deus diz com toda a clareza e objetividade: “Não há um justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um só.”(Rm.3:10-12) E disse : “Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças são como trapo da imundícia.”(Is.64:6)

Não resta dúvida, de que não só os criminosos precisam de salvação, mas TODOS estão neste triste condição de pecadores. E as boas obras não revertem este quadro, e somente o Senhor Jesus é quem pode nos dar o perdão dos nossos pecados. Até mesmo ao bom homem Cornélio.

O Senhor Jesus deu a Sua vida por nós pecadores, quando morreu sobre a cruz. Ali Ele pagou o preço dos nossos pecados, e hoje pode perfeitamente salvar a todos os que, por Ele, se chegam a Deus. Veja, caro leitor, é somente por Cristo que você chega ao céu, jamais será pelos seus méritos. Não será a sua vida correta que lhe garantirá a eternidade com Deus, mas a fé no Salvador, o Filho de Deus, Jesus Cristo. “Em nenhum outro há salvação.”(At.4:12) Ele mesmo disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”(Jo.14:6) Ninguém jamais se salvará, só Cristo pode te salvar. Confia nEle, e somente nEle.

No versículo 44 temos a comprovação de que não somente Cornélio, mas todos os que ouviram o Evangelho, foram salvos. Todos receberam o Espírito Santo, que habita nos que crêem. É o selo de Deus para a redenção dos que creram no Evangelho, como está escrito em Efésios 1:13. Confirmando o que disse o Senhor Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse Ele do Espírito Santo que haviam de receber os que nEle cressem.”(Jo.7:38,39)

Cornélio buscou a Deus. Cornélio ouviu que só o Senhor Jesus podia salvá-lo. E pela graça de Deus, Cornélio creu no Senhor Jesus como seu Salvador. Agora eu lhe faço uma pergunta bastante simples: Você se identifica com Cornélio?
Deus diz que nada disso te levará para o céu, porque você e TODOS nós somos pecadores (Rm.3:23). Também diz: “não vem das obras, para que ninguém se glorie.”(Ef.2:9) Seja sincero consigo mesmo: se a sua salvação dependesse de você, por que foi preciso Deus enviar Seu Único Filho para morrer numa cruz em seu lugar? Não se engane.

Creia nisso.

Deixe um Comentário