“Eis que Deus é mui grande, contudo a ninguém despreza; grande é em força e sabedoria” (Jó 36:5)

“Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força” (Daniel 2:20)

“Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (I Coríntios 1:25)


A SABEDORIA HUMANA

A criatura humana, dotada de inteligência, quer ser tão ou mais sábia que seu Criador. Mas obviamente isto é um ato de loucura e desvario! O néscio ou louco diz em seu coração: “Não há Deus” (Sl.14:1), pois não quer admitir que há um Criador que o conhece perfeitamente, o Qual conhece suas intenções, pensamentos e ações. Os que se gabam dos seus diplomas, conquistas, honras ao mérito, vêem-se no direito de “vomitar” aos céus o quanto são sábios, capazes, hábeis e inteligentes. Mas acerca destes “está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?” (I Coríntios 1:19,20) .

A sabedoria humana é loucura para Deus!

A FORÇA HUMANA

A criatura humana, dotada de força, capacidade e habilidade para dominar sobre as demais criaturas terrenas, quer ser tão ou mais forte que seu Criador. Correndo soberbamente, apesar de cego, o homem se julga mais forte do que tudo e todos, capaz de quebrar barreiras e vencer obstáculos, e ai daqueles que se colocarem em seu caminho. Para quê alguém que não se farta de “engolir” sua própria soberba e confiar em sua própria força vai buscar ou confiar em Alguém que, sequer, não pode ver com seus olhos naturais? Para estes Deus afirma: “quebrarei a soberba da vossa força” (Levítico 26:19).

A força do homem é fraqueza para Deus!

Faço-te duas perguntas prezado leitor: Você se julga sábio? Você se julga forte? Estás certo do teu juízo a respeito de ti mesmo? Ou não seria mais sensato ouvir e crer no julgamente de Deus a teu respeito?

Você concorda que é imperfeito, concorda que comete falhas. Mas quando Deus diz em Sua Palavra que você merece a condenação eterna no lago de fogo, você se ofende, não aceita, prontamente rejeita, acha que isso é uma grande loucura, e acusa de loucos e fracos os porta-vozes da Palavra de Deus. Mesmo que seus lábios não revelem isto, você confia em sua própria sabedoria, em sua própria força, e sinceramente você quer acreditar que não tem necessidade de Deus.

Há aproximadamente dois mil anos um homem, chamado Jesus, morreu na cruz. Infelizmente a cruz virou, para o mundo religioso, dito “cristão”, um amuleto, um objeto de sorte, um suposto símbolo de descanso preso em cima de sepulturas. Agarram-se à cruz, mas desconhecem quem morreu nela. Penduram uma cruz no peito, o qual encobre um coração vazio de Deus. Beijam uma cruz mas não se crê na palavra da cruz. Afirmam: “sou um cristão”, mas se julgam sábios demais para se renderem à sabedoria de Deus, fortes demais para se sujeitarem à força de Deus.

Na cruz Jesus morreu. Você pensa que ele foi meramente apenas um bom homem, que morreu por fazer o bem. Um mártir. NÃO!!!! Ali na cruz o seu próprio Criador, feito homem, entregou a Sua vida porque você é um LOUCO e FRACO pecador. Você não daria teu filho para morrer no lugar de um assassino, ladrão ou malfeitor, mas aceite você ou não (Deus abra teus olhos), Deus enviou Seu Filho Unigênito para morrer no teu lugar, “o Justo pelos injustos (você e eu), para levar-nos a Deus” (I Pedro 3:18).

A loucura de Deus é mais sábia do que os homens! A prova disto é que Jesus mesmo, a Sabedoria, fez-se homem para morrer no teu lugar. Porque você é um pecador perdido, louco por não se preocupar com o destino da sua alma, louco por não atentar para o grande amor de Deus por você, provado na cruz central do Gólgota.

A fraqueza de Deus é mais forte do que os homens! A prova disto é que Jesus mesmo, em aparente ato de fraqueza, entregou-se nas mãos de bárbaros cegos, sendo alvo de inveja, acusação e clamores por sua morte, dando a Sua própria vida para resgatar os pecadores. “Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios” (Romanos 5:6).

Não seja louco, não confie em sua força ou mérito, arrependa-se dos teus pecados e creia no Senhor Jesus como teu único e suficiente Salvador, para o perdão dos teus pecados, para a eterna salvação da tua alma. Assim fazendo, teus olhos serão abertos e você contemplará a verdadeira e perfeita sabedoria de Deus, em Jesus Cristo, assim como experimentará força imensurável em meio a fraquezas.

“A palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (I Coríntios 1:18)

Um comentário

  1. Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
    Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
    1 Timóteo 2:2,3

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.