“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gálatas 3:13)

O Velho Testamento contém inúmeras profecias acerca do Messias, Jesus Cristo: Seu nascimento, Sua vida, Sua morte, Sua ressurreição e o Seu reino. São incontáveis os versículos no Novo Testamento que fazem referência à alguma Escritura do Velho, através da expressão: “Está escrito”. O próprio Senhor Jesus citou as Escrituras enquanto esteve neste mundo, na ocasião em que foi tentado pelo diabo (Mateus 4:7). Isso nos fala da perfeição e da infalibilidade das Sagradas Escrituras. A Bíblia é a Palavra de Deus. Deus promete e Deus cumpre. Deus é Fiel!

Deus prometeu enviar um Salvador ao mundo, a fim de tomar sobre Si os pecados da humanidade. A maldição, decorrente da desobediência à Lei de Deus, tem recaído sobre o homem desde a sua criação, no Éden. A expressão “maldição da lei” não significa, de modo nenhum, que a Lei é maldita (leia Romanos 7:7)! A Lei apenas atesta a desobediência do homem, o qual não pode cumpri-la. Assim, a Lei (santa, boa e justa) revela que o homem está debaixo da maldição por ser transgressor.

Mas talvez você diga: “Eu não estou debaixo da maldição! Eu não sou maldito!” Será mesmo? Atente para o versículo 10 (dez) do mesmo capítulo de Gálatas, tema nesta mensagem:

“Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito aquele que não permanecer em todas as coisas que estão no livro da lei para fazê-las” (Gálatas 6:10)

Você é cumpridor da Lei de Deus? Melhor perguntando: você é cumpridor de TODA a Lei de Deus, sem nunca ter falhado em úm só ponto (leia Tiago 2:10)? EVIDENTEMENTE a resposta é NÃO! Sendo assim, atente para o próximo versículo:

“E é evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus pelas obras da lei, porque: o justo viverá da fé” (Gálatas 6:11)

Porque é evidente? Simplesmente porque “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). A Bíblia diz mais: “Não há ninguém que entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há sequer um” (Salmo 14:). Sim prezado leitor, todo o ser humano, seja ele quem for, não cumpre a lei de Deus. E como Deus chama aqueles que não cumprem a Sua Lei? MALDITO.

Se você se ofende com esta declaração, está dizendo que Deus mesmo está lhe ofendendo. Seria um insanidade pensar assim! Sim, é verdade que todos pecaram (Romanos 3:23), você é pecador, você está debaixo da maldição, você merece a morte eterna como pagamento (Romanos 6:23), você está morto em ofensas e pecados (Efésios 2:3). A Bíblia não pode lhe ser mais clara.

Sabendo Deus que toda a humanidade está debaixo da maldição da lei, isto é, morta em ofensas e pecados por não cumprir a Sua Lei, enviou Jesus Cristo ao mundo, “não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (João 3:17). A manifestação do Deus encarnado, vindo para morrer em nosso lugar, é a maior prova da Sua graça. Somos todos malditos por natureza, mas Deus quer nos tornar os Seus benditos! Foi exatamente para isto que o Seu Filho foi pendurado no madeiro. Sim, foi necessário que o Filho do homem fosse levantado, padecesse, conforme os versículos abaixo:

Disse Jesus: “É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia” (Lucas 9:22)

Disse Jesus: “como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:14,15)

O Filho Bendito do Pai, Jesus Cristo, fez-se maldição na cruz central do Calvário em lugar de malditos. Pendurado no madeiro ele recebeu sobre Si os pecados de todo o mundo. “Aquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós” (II Coríntios 5:21). Muitos anos antes a vinda do Messias, o Salvador do mundo, estava escrito acerca dele:

“Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5)

Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, morreu no teu lugar na cruz, o lugar de maldição. Você é maldito por transgredir a Lei de Deus, mas Jesus Cristo se fez maldição em teu lugar, ao ser pendurado no madeiro e receber o castigo que era para você. Você é pecador, mas Jesus Cristo se fez pecado por nós: “o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” (Isaía 53:6).

O que você fará agora diante destas verdades? Permanecerá debaixo da maldição da lei, ou desfrutará da graça salvadora de Deus em Cristo Jesus? Se permanecer confiando em suas obras ou em sua “bondade”, será condenado eternamente. Mas se, arrependido, render-se aos pés do Senhor Jesus, crendo nEle como teu Único e Suficiente Salvador, você certamente ouvirá as seguintes palavras no porvir:

“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34)

Que assim seja!

2 Comentários

  1. O que seríamos de nós sem Deus? Pois o homem se tornou filho da ira, inimigo de Deus, de forma que veio a pecar, transgredir e negligenciar a Sua Palavra. Mas Deus com Seu amor e Sua misericórdia teve compaixão de nós, sendo que nós não merecemos nada disso, pois a nossa natureza é pecadora, pois nenhum homem conseguiu ser salvo pela Lei, mas sim pela fé. É maravilhoso se humilhar, se prostar, exaltar o Deus vivo, que enviou Seu próprio Filho em favor de nós pecadores, em sacrifício perfeito e único, levando sobre si os nossos pecados, pois se temos a esperança de vida eterna é por que Jesus Cristo pagou um alto preço por nós, com morte e morte de cruz, mas Ele ressuscitou, para todo o sempre.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.