fev 28 2012

Pela fé – criação

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” (Hebreus 11:3)

O primeiro exemplo do que a fé faz está relacionado a um evento que atinge a toda a raça humana. Aqui também há três assuntos que precisam ser destacados:

1) Criação“os mundos … foram criados”. A palavra “mundos” está no plural porque não é a palavra normalmente traduzida “mundo” no NT. Aqui, esta palavra literalmente quer dizer “séculos”, mas “inclui tudo o que os séculos têm trazido” (Comentário Ritchie, vol. 13, pág. 299). O plano dos séculos e as coisas existentes neles não surgiram a partir de um cataclismo. Foram criados!

2) Capacidade – Como foram criados? “Pela palavra de Deus”. Deus tinha um plano. Para executá-lo apenas disse: “Haja …” (Gn 1:3, etc). Sua palavra foi suficiente para criar todas as coisas que hoje existem no Universo. Mas a partir do que Ele criou? Do nada! Não havia nenhuma matéria antes. Aquilo que hoje se vê, “não foi feito do que é aparente”.

3) Conhecimento – Os mundos foram criados, Deus foi Quem os criou e fez isso usando apenas Sua Palavra a partir do nada. Mas como podemos saber que tudo isso foi realmente assim se nenhum ser humano estava lá para ver e registrar (Jó 38: 4)? “Pela fé entendemos …”, diz a Palavra de Deus.

A fé não questiona, crê. Não pergunta, aceita. Não duvida, entende!

2 Comentários em “Pela fé – criação”

  • José H.Martins Escreveu:

    Como a Palavra de Deus nos diz(Heb.11:6)Ora sem fé é impossivel agradar-lhe,porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele exista e que é galardoador dos que o buscam.Bem-aventurado o homem (varão)que não anda segundo o conselho dos impios,nem se detem no caminho dos pecadores,nem se assenta na roda dos escarnecedores.Antes tem o seu prazer na lei do Senhor,e na sua lei(palavra de Deus)medita de dia e de noite.(Salmo 1:1e 2)

  • Adriano Anthero Adriano Escreveu:

    Prezado José H. Martins,

    Os versículos que você citou confirmam a importância de se crer na Palavra de Deus e no Deus da Palavra. A criação do mundo é umas das coisas que nossa lógica não conseguem explicar, mas se Deus diz, a nossa fé na Sua Pessoa e na Sua Palavra explicam. Fique à vontade para continuar postando comentários.

    Abraços!

Deixe um Comentário