Direto ao ponto

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” (Isaías 59:1,2)

O homem tem procurado enganar sua própria consciência, forjando para si um deus complacente com o pecado. Quer abraçar um deus amoroso, benfeitor e doador, mas que não pune nem condena o pecado. Este não é o Deus verdadeiro! Sim, o Deus da Bíblia, desconhecido pela humanidade, é Amor e cheio de graça e bondade. Mas também é Santo e Justo. Os atributos da divindade são inseparáveis. Se você deliberadamente ignora qualquer um dos atributos de Deus, a seu bel prazer, você está forjando para si o seu próprio deus.

Não há quem não se agrade quando ouve: “Deus te ama”. Entretanto, dificilmente é aceita a seguinte afirmação, igualmente verdadeira: “Deus odeia o teu pecado”. Sim, Deus ama o pecador, mas odeia o seu pecado. Ele não tem prazer na morte do ímpio (Ezequiel 33:11), todavia ao culpado não terá por inocente (Êxodo 34:7).

Considere o versículo citado no início desta mensagem:

Deus te ama
O início do versículo é animador e facilmente aceito. Quem não quer ser abençoado e protegido pela mão do Senhor? Quem não quer ser ouvido pelo Senhor? O fato é que, de uma certa maneira, o homem vê Deus comumente como um ser protetor e doador, o qual tem que guardar a sua vida e atender seus pedidos. Mas perceba que o assunto é extremamente sério, pois ele trata da tua salvação. Se você precisa de salvação, segue-se que sobre você pesa uma condenação. Mas eis que a mão do Senhor pode salvar e Seu ouvido pode ouvir. Sim, Deus pode TE salvar e pode TE ouvir. Mas há algo em você que está impedindo… É disto que o restante do versículo trata.

Deus odeia o teu pecado
O restante do versículo é uma afirmação contundente que você é um iníquo (transgressor da santa e perfeita lei de Deus) e um pecador (erra continuamente o alvo). Deus é Puro e Santo e não pode contemplar o pecado. Pelo fato de você ser um iníquo e pecador, você está separado de Deus e não pode ser ouvido por Ele. O que te separa de Deus são as VOSSAS iniquidades. O que impede de você ser ouvido por Deus são os VOSSOS pecados. Você é culpado! Aquele deus que você tem forjado em sua mente, o qual não te condenará, pelo fato de VOCÊ se considerar uma pessoa bondosa ou especial, este deus não existe. Mas o Deus verdadeiro afirma pela Sua Palavra que “todos pecaram e destituídos (separados) estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Se as suas iniquidades te separam de Deus e seus pecados impedem que Ele te ouça, como então você pode desfrutar do poder salvador da mão do Senhor? Como o rosto do Senhor poderá ser descoberto para que Ele possa te ouvir?

Entenda que o poder salvador não está em você. A salvação da tua alma só pode vir da “mão do Senhor”! Você jamais conseguirá obter a salvação da tua alma por seus méritos, obras, religiosidade ou esforços. Perguntaram ao Senhor Jesus: “Quem poderá pois se salvar?” Ao que Ele respondeu: “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mateus 19:25,26). A salvação é obra de Deus (Jó 33:29).

O teu pecado é o maior problema da tua vida. É o maior problema da humanidade. O pecado é o que te torna merecedor da condenação eterna. Saiba que foi o teu pecado que levou o Filho Unigênito de Deus, Jesus Cristo, ser dado a este mundo para morrer na cruz central do Calvário. “Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Se Cristo não te salvar, você continuará caminhando a passos largos para a morte eterna.

Mas eis que a mão do Senhor Jesus está estendida, pronta para te resgatar da perdição e lhe dar eterna salvação, mas você precisa reconhecer que é um pecador perdido, pois seu pecado é grave e faz separação entre você e Deus. Seu ouvido está aberto para você, pronto para ouvir seu sincero arrependimento e confissão de pecado, seguido por uma genuína fé no Senhor Jesus como teu Salvador. Portanto:

  • “Arrependei-vos” (Marcos 1:15)
  • “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31)
  • “Quem não crê já está condenado” (João 3:18)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.