“e como podemos saber o caminho?” (João 14.5b)

Nos dias atuais é muito fácil chegar onde desejamos. Mesmo que não conheçamos o lugar de destino podemos facilmente com os modernos aparelhos de GPS (Global Positioning System) encontrar o destino que desejamos. Estes aparelhos utilizam sistema de posicionamento global e recebem informações dos satélites localizados a aproximadamente a 35 mil quilômetros da terra. Com isso, em quase todos os lugares do planeta podemos saber onde estamos e para onde estamos indo. Mas será mesmo que este aparelho nos guia para qualquer lugar?

Vamos por poucos minutos observar uma pergunta que Tomé, um discípulo do Senhor Jesus,  fez  a Ele em certa ocasião. Essa pergunta é semelhante a que nossos pais faziam sem um GPS: — Como saber o caminho?.

Primeiro quero te explicar a que caminho Tomé estava se referindo. Não era um endereço qualquer, não era uma rua movimentada de uma grande capital cheia de becos e travessas, nem era uma cidade em outro estado que ele desejava conhecer.   Tomé estava preocupado em encontrar o “caminho das moradas celestiais”, o lugar que o Senhor Jesus havia dito que havia no céu de Deus, e que era para todos que desejassem ir para lá.

Estou certo que a pergunta de Tomé foi bem sugestiva, ele estava querendo muito ir pra o céu, mas não sabia qual caminho tomar. Havia dúvida e incerteza na mente dele.

Pode ser que você também esteja na mesma situação de Tomé, sem um ”GPS espiritual” que lhe garanta o correto caminho para o Céu.  Afinal de contas, são inúmeras as religiões que propõem inúmeros caminhos, são filosofias, mandamentos, etc, que realmente dificultam encontrar segurança no caminho.

Certa vez estava viajando de Belo Horizonte – MG até Pirassununga – SP, ainda sem a companhia do meu GPS, e ao chegar a determinada cidade, parei inúmeras vezes para pedir informações sobre o caminho para Pirassununga e, a cada pessoa da cidade que perguntava, um caminho diferente eu ouvia. E com isso, a cada caminho que eu seguia mais perdido ficava. Até que depois de algumas horas indo de um lado e para outro parei e comprei um mapa, então consegui chegar ao meu destino.

Tomé procurou ser mais inteligente que eu na minha viagem e não perguntou a qualquer pessoa sobre qual caminho deveria tomar para chegar ao Céu de Deus, muito menos tentou por conta própria descobrir o caminho seguindo por qualquer estrada. Ele recorreu a quem sabia exatamente como chegar lá, pois disse: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (João 3:13) Agora você entende porque Tomé foi inteligente, ele foi perguntar algo de muita importância ao único que sabia com certeza a resposta.

E qual foi a resposta? Você já sabe? Não? Opa! Excelente momento para você descobrir.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)

Que resposta para Tomé! Ele não estava longe do caminho! Diferente de mim na minha viagem que ainda tive que viajar por 6 horas, ele estava perguntando ao próprio Caminho. A resposta foi completa, sem deixar dúvidas para Tomé!

Você reparou que Jesus não disse que era “um” caminho, mas sim O caminho? Interessante notar isso, pois isso tira a sua dúvida sobre os “caminhos” existentes hoje nas religiões. Jesus está dizendo a Tomé e a você que não há caminhos! Não há atalhos! Não há rotas alternativas!

É só por Ele mesmo!  O escritor do livro aos Hebreus escreve que “Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hb.10:20). O Senhor Jesus na sua morte nos abriu um novo e vivo caminho para chegar ao Céu, por Ele mesmo.

Qual caminho você está seguindo? Nenhum? Alguma religião? Alguns princípios lógicos e outras filosofias? Deseja chegar ao Céu por meio disso?

Pare um pouco.  Pense se este caminho que você está é o que o Senhor Jesus falou. Não vale a pena seguir por um caminho errado, pois não poderá voltar para corrigi-lo após sua morte. Então será tarde demais.

O Senhor Jesus morreu para que Tomé, você e eu tivéssemos O caminho para chegar ao Céu de Deus. Fora dEle ninguém chegará ao Céu.

“e como podemos saber o caminho?” João 14.5b

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.