“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”(Romanos 3:23)

A Bíblia conta a história de um homem de nome Cornélio, e ela faz um destaque sobre como o caráter deste homem era conhecido por todo um país, como era o seu procedimento e como as pessoas o viam.
“Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.”(vs.2)
“…varão justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus,…”(vs.22)

Ao analisarmos minuciosamente este homem com os nossos olhos naturais, como o mundo vê, diremos o seguinte: “Mas como era bom esse homem Cornélio! Que dedicação, que cuidado, que religiosidade para com Deus! Não resta dúvida: ele vai para o céu.”

Você pode nesse momento estar pensando que o nome dele poderia ser outro, talvez o seu. Pois seus procedimentos e sua vida digna também podiam servir de referencia a outros. De fato tudo isso é muito bom. Como ficamos felizes em ver pessoas  que são trabalhadoras, que se comovem com a pobreza dos outros e repartem o que tem com os pobres.
Como nos alegra ver um bom esposo sendo fiel a sua esposa e sua família. Quem não aprecia ver um filho obediente e respeitoso aos seus pais? Não há duvida caro amigo que isso tudo é muito bom. Mas vamos olhar um pouco mais a vida deste homem de nome Cornélio.

“Cornélio… manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele te dirá o que deves fazer.” Pedro disse a Cornélio: “A este (Jesus) dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.“(Atos 10:3,5,6,43).

Ao analisarmos o contexto da história de Cornélio, percebemos que apesar de todas as suas qualidades e boas ações, ele ainda não pertencia a Deus. Ainda que praticando tudo CORRETAMENTE, Cornélio era mais um homem que necessitava da salvação de Deus, isto é o que a Bíblia nos informa.
E Deus ouviu as orações dele, atendendo a sua busca sincera, confirmando o que disse o Senhor Jesus: “…buscai e encontrareis…”(Mt.7:7). E a maneira que o Senhor fez isso foi conduzindo-o a um dos seus discípulos, chamado Simão Pedro. Pedro diria o que Cornélio deveria fazer.
Mas espera um pouco aí!  Olhando a vida desse homem, dizemos : “O que mais este homem precisa fazer? É certo que ele vai para o céu!”

Atente ao que Deus disse que Cornélio deveria fazer: “ir procurar a Pedro para ouvir a Sua Palavra”.

Vamos considerar uma coisa agora: Por qual razão Cornélio deveria procurar Pedro para ouvir o Evangelho, se ele era uma pessoa tão boa? Lembra da afirmação acima? TODOS? Vamos continuar mais um pouco.
A mensagem que Pedro trouxe aos ouvidos de Cornélio, juntamente com seus familiares e amigos, foi a mensagem de Deus, o Evangelho da salvação. Pedro anunciou a salvação eterna em Jesus Cristo, dizendo: que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.”(vs.43). Apesar de tudo o que Cornélio fazia, nada lhe aproveitou para a salvação, como muitos, em todas as épocas, vêm se enganando.

Deus diz com toda a clareza e objetividade: “Não há um justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um só.”(Rm.3:10-12) E disse : “Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças são como trapo da imundícia.”(Is.64:6)

Não resta dúvida, de que não só os criminosos precisam de salvação, mas TODOS estão neste triste condição de pecadores. E as boas obras não revertem este quadro, e somente o Senhor Jesus é quem pode nos dar o perdão dos nossos pecados. Até mesmo ao bom homem Cornélio.

O Senhor Jesus deu a Sua vida por nós pecadores, quando morreu sobre a cruz. Ali Ele pagou o preço dos nossos pecados, e hoje pode perfeitamente salvar a todos os que, por Ele, se chegam a Deus. Veja, caro leitor, é somente por Cristo que você chega ao céu, jamais será pelos seus méritos. Não será a sua vida correta que lhe garantirá a eternidade com Deus, mas a fé no Salvador, o Filho de Deus, Jesus Cristo. “Em nenhum outro há salvação.”(At.4:12) Ele mesmo disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”(Jo.14:6) Ninguém jamais se salvará, só Cristo pode te salvar. Confia nEle, e somente nEle.

No versículo 44 temos a comprovação de que não somente Cornélio, mas todos os que ouviram o Evangelho, foram salvos. Todos receberam o Espírito Santo, que habita nos que crêem. É o selo de Deus para a redenção dos que creram no Evangelho, como está escrito em Efésios 1:13. Confirmando o que disse o Senhor Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse Ele do Espírito Santo que haviam de receber os que nEle cressem.”(Jo.7:38,39)

Cornélio buscou a Deus. Cornélio ouviu que só o Senhor Jesus podia salvá-lo. E pela graça de Deus, Cornélio creu no Senhor Jesus como seu Salvador. Agora eu lhe faço uma pergunta bastante simples: Você se identifica com Cornélio?
Deus diz que nada disso te levará para o céu, porque você e TODOS nós somos pecadores (Rm.3:23). Também diz: “não vem das obras, para que ninguém se glorie.”(Ef.2:9) Seja sincero consigo mesmo: se a sua salvação dependesse de você, por que foi preciso Deus enviar Seu Único Filho para morrer numa cruz em seu lugar? Não se engane.

Creia nisso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.