Para melhor compreensão desta mensagem, favor ler II Reis 5:1-19.

A história de Naamã nos faz lembrar daquela em que um leproso foi purificado pelo Senhor Jesus (se quiser ler a mensagem referente a esta passagem, clique aqui).

Naamã, como diz a Escritura, era chefe do exército do Rei da Síria. Homem valoroso diante do Rei. E assim está escrito a seu respeito: “e era este varão homem valoroso, porém leproso“. Apesar de tudo o que representava diante dos homens, assim como diante de si mesmo, ele possuía uma grave e mortal doença em sua época: a lepra.

Naamã aqui está representando o ser humano de um modo geral. Deus está, com Naamã, colocando perante os olhos do seu entendimento, um espelho. A lepra na Bíblia representa o pecado! Muitos dos homens se vangloriam de suas qualidades e talentos, porém aos olhos de Deus, “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm.3:23) Deus não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, mas Deus vê o coração. Ele olha desde os céus e não encontra ninguém que não seja pecador e que não mereça com isso a morte eterna, pois “o salário do pecado é a morte” (Rm.6:23)

Uma menina, uma simples menina de Israel, trouxe a notícia a Naamã de que havia um profeta em Israel, Eliseu, homem de Deus, que poderia restaurar sua lepra. Mas que notícia maravilhosa Naamã ouviu! Quem poderia dizer que uma notícia tal como esta seria dada por uma criança? Mas é desta maneira, caro leitor, que o Senhor age para cumprir Seus eternos propósitos. Deus executa Seus planos de uma maneira inesperada pelo homem. “Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes…” (I Co.1:21)

Também há uma notícia maravilhosa para você! Deus já tem dito que você é um pecador e precisa ser salvo. Mas existe um Homem, o qual é Santo e Poderoso, que tem o poder sobre vivos e mortos, que se chama Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Ele quer te salvar.

Assim como foi necessário Naamã ir até Eliseu, o profeta, assim também você precisa ir até o Senhor Jesus Cristo. Ele convida: “Vinde a mim…” (Mt.11:28) Faça isso enquanto há tempo.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isa.55:6)

Ao chegar perto de onde Eliseu estava, Naamã ouviu de um mensageiro que, para ser curado, precisava mergulhar sete vezes no rio Jordão. “Porém Naamã muito se indignou, e se foi…” Mas porquê ele fez isso? Já bastava para ele receber a boa notícia de maneira simples. Agora ele esperava algo mais. Eliseu lhe dá uma maneira simples para ser purificado, e não da maneira que ele esperava. Naamã queria que Eliseu saísse do local onde estava e levantasse sua mão e invocasse a Deus para curá-lo. Também ficou insatisfeito por ter de mergulhar no Jordão. “Não são os rios Abana e Farfar rios de Damanso melhores do que todas as águas de Isarel?”, foi o que disse. Mas apesar de seus questionamentos, após ter ouvido seu filho, Naamã foi até o Jordão e ali mergulhou sete vezes, como ordenou o profeta.

Deus também lhe dá uma maneira simples, leitor, para te salvar da perdição eterna. Não importa para o Senhor Deus quem você seja, ou quem você representa aos seus próprios olhos ou perante os homens. Para Ele você é pecador, mas é o alvo de Seu amor. Eis o que você precisa fazer para ser salvo:

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo” (Rm.10:9)

Talvez você questione esta maneira simples que Deus está lhe dando para te salvar. Mas você não é tão ruim assim, não faz mal ninguém e procura realizar o bem. Bom, continue sempre assim, mas isso tudo junto não dá a salvação. Só o Senhor Jesus pode te salvar. Para que você goze de vida eterna pela purificação dos seus pecados, deve crer no Filho de Deus. Obedeça a fé, e não questione a vontade de Deus. Não resista à verdade. Arrependa-se e descanse na obra do Calvário pela fé!

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31)

Um comentário

  1. Pingback:O leproso purificado | Fiel Palavra

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.