“Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel” (Lucas 2:25-32).

São impressionantes as palavras proferidas por este homem piedoso, chamado Simeão, ao tomar em seus braços o Senhor Jesus Cristo, Deus, Salvador, Criador e Sustentador de tudo, na forma de uma criança, um menino. Aquele que sustenta todas as coisas, pela palavra do Seu poder, baixou até este mundo, fazendo-se semelhante aos homens. Simeão aguardava ansiosamente por aquele momento em que se cumpria as seguintes profecias acerca do Senhor Jesus:

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel – Deus conosco” (Isaías 7:14).

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

Por certo estas e outras profecias das Sagradas Escrituras estavam vivas na mente e no coração do velho Simeão. E não conseguimos descrever seu gozo em poder contemplar, antes da sua morte, Aquele que o criou em seus próprios braços, encarnado para o salvar, para salvar o mundo. Sim, Simeão VIU A SALVAÇÃO DE DEUS! Ele segurou o Santo Filho de Deus em seus braços. O que para muitos era apenas um menino, Simeão viu no Senhor Jesus a salvação de Deus.

“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (I Tm.1:15).

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tito 2:11).

Estas são as palavras do Santo Filho de Deus, referindo-se à sua encarnação: “corpo me preparaste” (Hebreus 10:5). Deus preparou um corpo para o Seu Filho. Para ser homem, precisou nascer de uma mulher. De modo sobrenatural, Maria concebeu do Espírito Santo (Mateus 1:20). Eis o anúncio confiado ao anjo Gabriel para que fosse dito a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35).

Simeão reconheceu que, apesar de ser um menino, o principado estava sobre os Seus ombros! Ele viu ser cumprido um mistério, o chamado mistério da piedade: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne” (I Timóteo 3:16). O Verbo, que era desde o princípio, que estava com Deus e que era Deus, fez-se carne e habitou entre os homens (João 1:1-15).

Meu prezado amigo, Deus não é homem, para que minta (Números 23:19)! Não duvide do que Ele mesmo diz, muito menos do Ele mesmo precisou fazer para que você pudesse obter a salvação da tua alma, o perdão dos pecados. Ele mesmo, na pessoa do Seu Filho, veio a este mundo miserável, vil e pecador. Sendo Deus, não teve por vanglória ser igual a Deus, mas esvaziou-se, tomando a forma de Servo, fazendo-se semelhante aos homens. E achado na forma de homem, humilhou-se a Si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz (Filipenses 2:6-8). Isso mesmo, Deus enviou Seu Filho ao mundo para morrer no teu lugar. Cristo morreu para te salvar! Ele, o qual não conheceu pecado, recebeu sobre si mesmo o castigo contra os NOSSOS pecados. Pendurado entre o céu e a terra, banhado de sangue, desfigurado e humilhado, cravado pelas mãos e pelos pés, sofreu ainda mais, por um espaço de três horas, a ira de Deus contra os TEUS PECADOS. Ele te substituiu!

Simeão tomou o Senhor Jesus em seus braços, após ter Ele nascido, sendo ainda um menino. Lembramos ainda que um outro homem na Bíblia, chamado Nicodemos, teve o privilégio de tomar o Senhor Jesus Cristo nos braços,  morto e ensanguentado, após o Seu sacrifício no Calvário. Mas ao terceiro dia Jesus Cristo ressuscitou! Hoje Ele está vivo e quer ser o teu Salvador. A voz do céu é que você deixe HOJE que o próprio braço do Senhor Jesus Cristo te livre da escravidão de Satanás, salvando-o da perdição e condenação eterna! Arrependa-se dos teus pecados e confie em Jesus Cristo como teu Único e Suficiente Salvador. Fazendo isso, você louvará e exaltará a Deus, como fez Simeão, e passará a contemplar, não um menino, mas Aquele que é perfeitamente Deus e perfeitamente Homem. Você conhecerá o Deus que foi humilhado (Cristo Jesus), ao morrer por teus pecados, e também o Homem que foi exaltadado (Jesus Cristo), ao ressuscitar, subir aos céus e se assentar à destra da Majestade nas alturas. Ele é digno de toda a honra, glória e louvor. A Ele, Jesus Cristo, Deus e Homem, seja dada a glória eternamente. Amém!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.