“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apoc.20:11-15)

O futuro traz fascínio para o mundo. O passado traz-nos apenas lembranças e todos sabemos que não podemos voltar no tempo para modificar qualquer segundo. Já o futuro desperta a curiosidade no coração do homem, fazendo-o a gastar suas energias em função de alguma expectativa do porvir. Quem não gostaria de saber exatamente o que lhe acontecerá amanhã, no próximo mês ou ano? Quem é aquele que não anela por uma “janela aberta” para o futuro, revelando-o tudo que está para acontecer? Previsões, prognósticos, projeções, especulações, adivinhações, planos e metas, etc. A sede pelo futuro está no coração humano, todavia a única e verdadeira fonte de verdade acerca do futuro tem sido sumariamente ignorada e rejeitada: a Bíblia! Deus nos revela, pelas sagradas Escrituras, exatamente o que acontecerá no porvir.

Os versículos no início desta mensagem não retratam um sonho ou uma alegoria. É a janela do futuro! Deus deu a um homem, no passado, chamado João, a visão EXATA do que acontecerá no final dos tempos, quando os mortos serão julgados e condenados. João não sonhou, não imaginou, não inventou absolutamente nada. JOÃO VIU! Eis o que João viu:

I – UM GRANDE TRONO BRANCO E O QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE ELE

Grande Trono nos fala de um reino grandioso e supremo. Branco nos fala da justiça, pureza e santidade. E havia UM que estava assentado sobre o trono. João viu um Rei Grandioso e Justo, assentado para julgar. João viu o Senhor Jesus Cristo! Ele O viu em glória, majestade, domínio e poder, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Ap.19:16), assentado sobre o trono. Da presença do Senhor Jesus, João viu que terra e o céu FUGIU, não se achando lugar para eles, tamanha e terrível era a Sua presença. Enquanto esteve aqui no mundo o Senhor Jesus disse: “É-me dado todo o poder, na terra e no céu” (Mt.28:18) Jesus Cristo veio ao mundo para salvar o mundo, mas naquele dia Ele estará assentado sobre o Seu trono para julgar o mundo.

II – MORTOS, GRANDES E PEQUENOS

João viu também MORTOS, grandes e pequenos. Isso comprova que para o julgamente do Grande Trono Branco comparecerão apenas os MORTOS! Será o juízo dos mortos. João viu todos os MORTOS ressuscitados e trazidos à presença dAquele que estava sobre o trono. Mas quem são os mortos? Quem são aqueles, sem número, os quais João viu ali perante o Senhor Jesus? Veja o que afirma as Escrituras: “O salário do pecado é a morte” (Rm.6:23) Isso é suficiente para compreendermos que João viu, naquele dia, todos aqueles que morreram em seus pecados, separados de Deus, sem salvação, os quais foram ressuscitados para serem julgados, cada um, conforme as suas obras. Sendo que João viu TODOS OS MORTOS trazidos na presença do Justo Juiz, será que você foi visto lá?

III – OS LIVROS

João viu também livros, os quais serão abertos e onde estão gravados individualmente todos os pecados dos mortos, em conformidade com o que está escrito: “A tua iniquidade está gravada diante de mim, diz o Senhor” (Jer.2:22). Será um juizo justo, e todos os mortos saberão porque estarão naquele julgamento e porque serão condenados! Cada pensamento, cada ação, cada palavra, cada intenção, absolutamente TUDO está sendo registrado! Disse o Senhor Jesus: “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.” (Mt.12:36). Aqueles eram os livros dos mortos, e cada um, individualmente, e com perfeita precisão, será julgado conforme suas obras. Não será um juízo coletivo! CADA MORTO será julgado. “Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb.4:13)

IV – O LIVRO DA VIDA

João viu ainda um outro livro, que é o livro da vida. Neste livro estão os nomes dos VIVOS! Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar, para nos dar VIDA, VIDA ETERNA. Ele disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (Jo.10:10). Você está morto por causa do pecado e é somente em Jesus Cristo que você terá a vida. Também está escrito: “Quem tem o Filho tem a vida” (I Jo.5:12). Ao se arrepender do seu pecado e crer no Senhor Jesus como Salvador pessoal, você não entrará em condenação, não será julgado, mas passará da MORTE para a VIDA (Leia João 5:24). Assim, teu nome será escrito no livro da vida! Se você já passou da morte para a vida, João não te viu naquele julgamento.

Leia ainda Lucas 10:20 e Filipense 4:3

V – O LAGO DE FOGO

João viu a condenação dos MORTOS! Todos eles! Cada um que não estava com seu nome escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo, “Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga” (Mc.9:44). Naquele instante, tanto Satanás, quanto os anjos caídos, já estarão em tormentos eternos, faltando apenas os MORTOS, os culpados, os condenados, os julgados, todos aqueles que não foram achados escritos no livro da vida. MEU PREZADO LEITOR, será que João viu você lá?

Este é o relato bíblico e fiel do final dos tempos. Está escrito. João viu e escreveu, conforme lhe foi ordenado que escrevesse. É o futuro escrito diante dos nossos olhos! De tudo o que você espera e deseja no porvir, nada se compara ao destino da tua alma. Onde você estará na eternidade? Habitará eternamente com Deus ou será contado com os MORTOS, os quais serão lançados no lago de fogo? Saiba você que Deus já providenciou uma grande salvação para sua alma, enviando Seu Filho Jesus Cristo para morrer pelos teus pecados. Ele veio para salvar os pecadores. Ele quer ser o teu Salvador, não o teu Juiz. E HOJE é o tempo oportuno, Deus quer te salvar HOJE, por Jesus Cristo, livrando-o do juízo vindouro que há de vir sobre toda a humanidade.

Você não tem desculpas, pois Deus já te revelou o que acontecerá com todos aqueles que rejeitaram o Seu amor, Sua graça, Sua salvação. Ele AINDA está esperando que você se arrependa. Ainda há tempo! Não resista ao Seu amor, não ignore a Sua justiça.

“O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (Mc.1:15)

“O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo.3:35,36)

O passado não volta. O futuro está escrito. O que você fará no presente? Não brinque com isso.

João viu o Senhor Jesus, Grande, Majestoso, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, assentado sobre um Trono Branco, que revela a pureza e justiça dAquele que estará assentado. Enquanto esteve aqui no mundo o Senhor Jesus disse:

“É-me dado todo o poder, na terra e no céu” (Mt.28:18)

“(o Pai) deu ao Filho todo o juízo” (Jo.5:22)

3 Comentários

  1. Pingback:Arrepender-se pra que? | Fiel Palavra

  2. Pingback:Você é filho de quem? | Fiel Palavra

  3. Pingback:Tudo está sendo gravado | Fiel Palavra

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.