Um clamor da masmorra

“Invoquei o teu nome, SENHOR, desde a mais profunda masmorra. Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.” (Lam.3:55-57)

Estas foram as palavras proferidas por Jeremias, um homem a quem Deus chamou para ser profeta em Israel. E como aconteceu com todos aqueles que falavam as palavras de Deus ao povo, normalmente duras palavras de juízo, Jeremias também foi perseguido, maltradado, preso e morto. Mas apesar ter visto a aflição (Lam. 3:1), e ter experimentado os horrores de uma masmorra, estando acorrentado, Jeremias invocou o nome do Senhor.

Gostaria, contudo, de considerar estas palavras de Jeremias como que partindo de uma alma angustiada e oprimida por causa do pecado. O pecado escraviza, aprisiona e leva a morte! Mas os ouvidos do Senhor estão sempre prontos para ouvir o clamor de todo e qualquer pecador arrependido.

Prezado leitor, você é um pecador aos olhos de Deus. É Ele mesmo Quem afirma isto (Rom.3:23). A vontade de Deus é que você primeiramente tenha consciência do seu pecado, para que então se arrependa. A escravidão (João 8:34) e a morte (Rom.6:23) são consequências do teu pecado. Você está preso em uma profunda “masmorra espiritual”, condenado a morte eterna. Você está acorrentado, preso aos grilhões da morte, e não tem nenhuma condição, por si mesmo, de se aproximar do Santo Deus. É Deus Quem pode e quer se aproximar de você, para o libertar.

E agora? O que fazer? VOCÊ PRECISA INVOCAR O NOME DO SENHOR!

“A um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmo 51:17).

Deus nunca desamparou um coração aflito! E para tornar possível a salvação da humanidade, Deus se aproximou do homem, na pessoa de Jesus Cristo, o Seu Filho Unigênito. Ele veio ao mundo para salvar os pecadores (I Timóteo 1:15). Cumpriu-se nEle, em Jesus Cristo, a seguinte profecia:

“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do SENHOR” (Lucas 4:18,19).

Aos oprimidos e aterrorizados pelo pecado, pela sua terrível e eterna consequência, o Salvador promete:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

Saiba você que Deus ouve o clamor de toda a alma que, arrependida, clama por perdão e salvação. Deus se aproxima e salva todo aquele que, arrependido, crê no Senhor Jesus Cristo como Salvador. Somente a tais pessoas Deus profere as seguintes palavras, as quais perduram por toda a eternidade: NÃO TEMAS!

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.