“E era que todo o mordido (pelas serpentes) que olhava para a serpente de metal, ficava vivo.”(Núm.21:9)

“Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna;”(Jo.3:14,15)

Inicialmente, resumiremos a passagem registrada em Números 21:4-9.

Moisés, após libertar o povo de Israel da escravidão no Egito, estava conduzindo o povo por um deserto, a caminho do Mar Vermelho. Períodos anteriores, após o povo ter se queixado de que não havia alimento para eles, Deus lhes havia enviado o Maná. E agora, mais uma vez o povo se queixa da situação. Depois de tudo o que o Senhor Deus fez por eles, continuavam a mostrar ingratidão e além de tudo desprezaram o Maná, o qual havia sido dado do céu para saciar a fome deles. Como se não bastasse a queixa, até mesmo prefeririam morrer sendo escravos do Egito em vez de morrerem naquele deserto. Pecaram grandemente contra o Senhor seu Deus.

Como conseqüência, Deus enviou entre eles serpentes venenosas, muitas delas, as quais morderam o povo. Muitos dos murmuradores morreram por causa das serpentes, e muitos ainda estavam por morrer. Foi aí que o povo se arrependeu do mau que havia feito contra Deus e pediram a Moisés que orasse a favor deles. E Deus, em sua infinita misericórdia e longanimidade, deu uma salvação para o povo. Moisés deveria construir uma serpente de metal, colocá-la sobre uma haste, em um lugar alto, onde pudesse ser visto por todo o povo. E todo o mordido que olhasse para a serpente, ficava vivo.

O Senhor Jesus faz uma comparação entre aquela serpente e o Filho do Homem, o qual é Ele mesmo. O Senhor Jesus é o Filho do Homem, o Filho de Deus. Ele disse que assim como Moisés levantou aquela serpente, assim era necessário que Ele fosse levantado. O povo de Israel não tinha como escapar da morte se aquela serpente não fosse levantada. Da mesma forma, não haveria como escapar do juízo de Deus sobre o pecado se Cristo Jesus não morresse no nosso lugar.

O povo estava morrendo devido ao veneno das serpentes. Assim também a humanidade está morrendo por causa do pecado. Aos olhos de Deus, todos somos pecadores e “o salário de pecado é a morte”(Rm.6:23) Não há nada que possamos fazer para reverter este triste quadro de morte espiritual, da mesma forma que o povo se viu a caminho da morte física.

Deus providenciou uma salvação para o povo de Israel. Ah! Como é maravilhoso poder dizer a todos que estão lendo esta mensagem, que Deus já providenciou uma salvação para a humanidade! Aos que reconhecem sua culpa perante Deus e sentem seus pecados podem se voltar, com os olhos da fé, para Aquele que foi levantado numa cruz para a salvação do mundo. Basta um “olhar” e você terá vida eterna! Um olhar com fé, porque ele morreu naquela cruz, “para que todo aquele que nele crê, não morra, mas tenha a vida eterna.”(Jo.3:15)

O que você faria se também tivesse passando pela mesma situação daquele povo? E sabendo que estava a morte, deixaria de olhar para aquela serpente? Preferiria morrer envenenado? É claro que não! E agora, o que você irá fazer com respeito à sua morte espiritual? Permanecerá indiferente quanto a salvação que Deus quer lhe dar? Irá olhar para o Salvador e ter vida eterna, ou continuará morto em seus pecados? Veja o que o Senhor Jesus disse:

“Todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tem a vida eterna.”(Jo.6:40)

Deus te ama muito e quer te livrar da condenação dos seus pecados. Não deixe de “olhar” para Cristo. Não deixe de confessá-lo como teu salvador pessoal, arrependido de seus pecados. É uma escolha que você precisa fazer. Jamais haverá escolha mais importante em sua vida. Sua eternidade depende disso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.