A lepra na Bíblia é uma figura do pecado e só o Senhor Jesus pode nos purificar“E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero, sê limpo. E logo ficou purificado da sua lepra” (Mateus 8:2,3)

Nesta passagem vemos um milagre acontecendo na vida de uma pessoa que se encontrava sem esperança. Aconteceu que um certo leproso, ouvindo falar do Senhor Jesus, buscou-O e pediu-lhE que a sua lepra fosse restaurada. A lepra (hoje conhecida como hanseníase) naquela época era uma doença que não tinha cura. Quem tinha esta doença deveria ser afastado da cidade para que não contagiasse a outros e porque eram tidos por imundos. Os leprosos sabiam que não havia solução para este problema. Se não fosse por um milagre, esperavam o dia da morte. Mas este homem, reconhecendo a sua incapacidade, buscou o Único que poderia purificá-lo: o Senhor Jesus.

Há muitas semelhanças entre este leproso e o ser humano:

  1. Assim como aquele homem tinha lepra, todos nós temos pecado, independente de que classe social somos, que tipo de educação, que cultura, enfim, não há diferença porque todos pecaram. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)
  2. Assim também como aquele leproso não podia fazer nada por si mesmo para ser purificado, da mesma forma nenhum de nós podemos nos salvar a nós mesmos. Perguntaram ao Senhor Jesus: “Senhor, quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles disse: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mateus 19:25,26)
  3. A lepra iria matar aquele homem. O mesma acontece com o ser humano: “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23); “O pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiagos 1:15)
  4. O leproso buscou o Único que podia purificá-lo, sem confiar em si mesmo. Quando ele disse ao Senhor Jesus: “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo”, ele estava confiando no Senhor Jesus para que fosse restaurada a sua lepra. Se ele não fizesse isso, continuaria a esperar pela morte. Assim também, sendo todos nós pecadores, você precisa buscar o Único que pode te salvar. Diz assim a Palavra de Deus: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, por quem devamos ser salvos” (Atos 4:12). Reconhecendo que você é um pecador perdido, e se arrependendo, podes gozar da grande salvação (purificação dos pecados) que o Senhor quer dar. A todos quantos crêem nEle como Salvador, são salvos. Ele promete: “Todo aquele que crê em mim, tem a vida eterna” (João 6:47)
  5. O Senhor estava pronto para salvar aquele homem. Ele disse: “Quero; sê limpo” Sim, o Senhor Jesus quer te purificar dos seus pecados, assim como quis purificar aquele leproso. “Eis que a mão do Senhor não está encolhida para não poder salvar, nem o Seu ouvido fechado para não ouvir” (Isaías 59:1) Ele veio para este mundo exclusivamente para morrer na cruz a fim de pagar o preço que os nosso pecados merecem. Ele disse: “Para isso vim ao mundo” Também disse: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10).
  6. Se o leproso não confiasse no Senhor Jesus, iria certamente morrer, e sem salvação. Da mesmo forma, se você não se arrepender de seus pecados e não confiar no Senhor Jesus como o teu Salvador pessoal, não haverá como você escapar do juízo de Deus sobre o teu pecado. Lembre-se que o menor pecado julgado por você é o suficiente para que você mereça a condenação de Deus, pois Ele é Santo e Puro, e não pode suportar pecado na Sua presença. No céu não entrarão aqueles que não foram purificados pelo sangue do Senhor Jesus. “Quem não crê já está condenado” (João 3:18)
  7. Assim que o Senhor Jesus tocou o leproso, logo a sua lepra foi curada. É o mesmo que acontece quando um pecador se arrepende e confia no Senhor Jesus. A salvação não é um processo, como um passo dado hoje e outro amanhã, mas é um ato de fé. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:33) O mesmo aconteceu com o cego de Jericó, quando após este confiar no Senhor Jesus, ouviu estas palavras: “Vai, a tua fé te salvou.”(Marcos 10:52) Para ser salvo pelo Senhor, basta crer nEle como Salvador. Os seus passos de obediência serão visíveis na sua vida, comprovando que você já pertence ao Senhor.

Faça como o leproso. Não deixe para amanhã, creia hoje no Senhor Jesus como Salvador, arrependido dos seus pecados, e você terá a partir de agora a salvação da sua alma. Aceite logo a salvação que Ele quer te dar, pois o amanhã não te pertence.

Leia também sobre a purificação de lepra de outro homem na Bíblia, chamado Naamã. Clique aqui para ler.

3 Comentários

  1. Pingback:Valoroso porém leproso | Fiel Palavra

  2. Gosto muito desta história, porque ela fala da graça de Deus, alcançando o leproso. Ao olharmos para nós, somos iguais a ele. Só para contribuir… para o judeu, a lepra tinha dois nomes: o dedo de Deus ou o açoite. A pessoa pagava em vida a culpa do erro dos seus pais ou da própria culpa (o que é contrário à Palavra de Deus).

    • Édson, obrigado por sua contribuição. A graça de Deus é de fato maravilhosa!

      Caso você não se importe, responda ao questionário do site. São apenas 3 perguntas que resumem bem o conhecimento que se tem da salvação de Deus.

      Abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.