Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo.(2ª coríntios 5:10).

Recentemente enquanto estava caminhando na esteira da academia, o filme que passava chamou minha atenção. Tive a atenção tomada pelo diálogo entre o ator Brad Pitt e Anthony Hopkins, no filme que tem como título em português “Encontro Marcado”. Não pude acompanhar o inicio nem o fim do filme, mas pelos diálogos consegui entender que o empresário William Parrish, interpretado por Hopkins, estava prestes a ser levado pela morte, interpretado pelo galã Brad Pitt. Daquele momento em diante fiquei pensando nesta situação que todos nós um dia passaremos, não da forma romântica e fantasiosa que vi no filme, mas de uma forma real e verdadeira, onde todos nós teremos que prestar contas a Deus.

Muitas pessoas reconhecem que na vida não há certezas, senão que um dia todos descerão à sepultura. Podemos não saber se será daqui a 30 anos, 30 meses, 30 dias ou mesmo 30 minutos, mas todos nós já temos um dia determinado para deixar esse mundo e prestarmos contas a Deus.

A Bíblia fala de homens que viveram muitos anos neste mundo, mas sempre termina dizendo que eles morreram, repare nesses textos a seguir:

“E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu. (Genesis 5:5)”

“E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos, e morreu. (Genesis 5:8)”

“E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos, e morreu. (Genesis 5:11)”

“E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos, e morreu. (Genesis 5:14)”

“E foram todos os dias de Maalaleel oitocentos e noventa e cinco anos, e morreu. (Genesis 5:17)“

Acho que você já entendeu a mensagem que estou tentando passar, todos esses homens viveram muitos anos, bem mais que nós hoje, mas todos tiveram sua existência finalizada com a morte. Originalmente a morte não fazia parte do plano de Deus para o ser humano, mas por causa do pecado Deus ordenou que todos os homens deveriam morrer. Veja o que diz em Romanos 12:5. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

Mas o que acontece com o ser humano após a morte? A morte não é o fim de tudo. O significado de morte na Bíblia é separação. Quando Deus disse a Adão: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”(Genesis 2:17). Deus estava dizendo que por causa desse pecado o homem seria separado dele, Deus estava falando da separação eterna do homem e Deus. Morte eterna.

Fisicamente também há separação, chamada de morte física. A morte física acontece quando há separação daquilo que compõe o ser humano, ou seja, quando o espírito e alma se separam do corpo.

Mas o que acontece quando o espírito e alma se separam do corpo? Com o corpo todo nós sabemos, vai para a sepultura ou para ser cremado. Volta novamente ao pó, como a Bíblia diz: “Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.” (Eclesiaste. 3:20)

Mas e o espírito e a alma? Para onde vão?

Em Lucas 16.19:31 Deus nos diz que todos estarão em um desses lugares, no céu ou no inferno, dependendo das escolhas que foram feitas enquanto estavam neste corpo. Leia o post (https://www.fielpalavra.com/2010/10/e-hoje).

Talvez você possa dizer que isso é uma coisa que ainda vai demorar a acontecer contigo, pois é novo e desfruta de uma saúde impecável. E quando estiver mais velho vai parar para refletir neste encontro. Mas quando será seu encontro? Terá oportunidades para se preparar para ele? Como entrarás nesse encontro? Com dívida ou sem dívida?

Semana passada levei um susto ao chegar para trabalhar e saber que um colega havia sido internado com um grave aneurisma. Havíamos trabalhado todo o dia, almoçado e lanchado juntos. Não imaginei que na madrugada de quinta-feira para sexta, ele seria surpreendido com essa grave situação. Foi necessária uma delicada cirurgia para drenar o sangue e preservar sua vida.

Jesus certa vez contou uma parábola de um homem que tinha muitas propriedades e muita fartura e dizia consigo mesmo, “Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.”, mas Deus lhe disse: “Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12.16:20)

Talvez você esteja como este homem, aguardando vida longa para usufruir de seus bens, das riquezas conseguidas e não está preocupado com o encontro que JÁ está marcado entre você e Deus.

Deste encontro ninguém conseguirá fugir, não há como evitar, nem negociar, nem adiar. Na hora, minuto e segundo determinados por Deus você partirá desta vida e prestará contas a Ele.  Você está preparado para este encontro? Tem certeza de onde estará após o encontro? Deus ainda tem motivos para lhe mandar para o inferno?

A vontade de Deus é que você não vá neste encontro ainda em condição de pecador, mas chegue até Ele perdoado, por isso Ele enviou o Senhor Jesus neste mundo. Em João 3:16 lemos “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Creia nisso!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.